sábado, 9 de maio de 2015

MEDITATIONS IN AN EMERGENCY

«Toda a literatura é viagem», digo aos meus alunos. Atribuo a frase a Céline, mas cito-o de cor e talvez esteja enganado. A vida é uma viagem do ponto A até ao ponto B, a literatura também. Há muitos tipos de viagem, há muitos tipos de A, e muitos tipos de B.
No final do século XV, por exemplo, o soberano da Boémia, por razões que não vêm ao caso, enviou uma delegação de monges a Portugal, o fim do mundo, a finis terra, com uma determinada proposta de paz entre toda a cristandade. A Europa era um sítio nada semelhante ao de hoje, repleta de estados com diferentes interesses e diferentes políticas. D. Manuel não aceitou os termos, mas, querendo agradar, perguntou que presente Vladislau II gostaria de receber pelo agravo da resposta negativa, ao que os monges propuseram o envio de dois escravos negros para Praga, seres nunca antes vistos naquelas paragens, e que fariam o regalo de Vladislau II. D. Manuel recusou, os dois negros valiam pouco mais do que nada, enviá-los seria um insulto, uma ofensa pelo seu baixo valor, e, depois de sair da sala, regressou com um macaco que enviou ao homólogo da Boémia.
Muitos As e muitos Bs.
Estou tão cansado que não consigo dormir. 
Não sei se me sinto como os monges que atravessaram a Europa, os escravos negros que não tinham valor, o macaco que era uma raridade valiosa ou a história que os une a todos.
Seja como for, toda a literatura é viagem, e a vida também, podemos estar no ponto A ou no ponto B, mas desconfio que a maior parte de nós não está em lugar algum, 

Sem comentários:

Enviar um comentário