segunda-feira, 24 de março de 2014

GOOD FENCES MAKE GOOD NEIGHBORS

Do que menos gosto num prédio são os vizinhos. Não é o barulho, porque não os ouço, não tenho obras ruidosas que me martelem de manhã nem recém-nascidos que me gritem de noite. Mas não gosto de vizinhos.
O regresso a casa a meio da tarde é sempre um problema. Dou por mim a olhar para as pessoas, tentando adivinhar para onde vão. Apresso o passo ou finjo contemplar a natureza se com isso conseguir evitar o contacto ocasional que a educação diz que tem de ser preenchido com palavras. Odeio os «boa tarde» tanto como os «com licença» ou os «faz favor». Às vezes, no elevador, sou obrigado a falar sobre o tempo. Que me interessa a mim que esteja a chover se já é Primavera? Que me interessa se está sol ou se está calor? Muitas vezes calculo mal a rota dos vizinhos, ou porque se demoraram a abrir a caixa do correio ou porque encontraram outro vizinho na porta da entrada e ficaram parados a falar sobre o tempo. Nessas alturas, perante a hesitação do cumprimento, finjo que apenas ali estou porque preciso de ir com urgência à clínica veterinária na porta ao lado. Mas não é fácil. Não levo um gatinho debaixo do braço nem trago um cão à trela, de maneira que quando as senhoras do balcão me perguntam,
– sim?
E eu respondo,
– estou só a ver,
sinto que elas me olham com uma desconfiança profunda, porque a única coisa que há para ver são posters de cãezinhos e gatinhos e cartazes com conselhos úteis sobre os sintomas da raiva ou como evitar as pulgas. Às vezes finjo que não sou dali, que estou a caminho de casa e que ainda é longe. Dou a volta ao quarteirão e tento outra vez. Devem pensar que eu sou um sociopata, mas good fences make good neighbors, como dizia o Robert Frost. Agora que me lembro, não era ele que dizia isso, era o vizinho, e por isso neste caso não sou o Robert Frost mas aquele que gosta de construir barreiras e de as manter. Gosto de muros à minha volta, muito altos de preferência. Alguns podem confundir isto com timidez, mas não. Simplesmente não gosto de vizinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário