quarta-feira, 14 de maio de 2014

CASSIOPEIA

Há textos que surgem assim, sem sabermos como. Cassiopeia começou a surgir na minha cabeça depois do David Esteves me ter telefonado a dizer que ele e o Vítor Silva Costa tinham sido informalmente convidados pela Maria João Vicente para apresentarem um projecto para o Try Better Fail Better’ 14 do Teatro da Garagem. Queria saber se eu sabia de algum texto e de algum encenador que lhes servisse. Isto foi no final de Dezembro. Telefonei nesse dia ao Pedro Caeiro que aceitou encenar e que sugeriu o fio do enredo: a morte de um pai e o reencontro de irmãos desavindos. Entretanto, eu ou ele, alguém teve a ideia de haver também uma irmã que se juntasse à história e assim apareceu a Joana Ribeiro Santos.
Prometi entregar-lhes o texto no dia 27 de Março, na estreia de ICTUS, uma peça minha que entretanto estreava no Teatro Experimental de Cascais, e onde o David e o Pedro entravam como actores. Havia protestos, que eu pelo menos podia ir entregando as cenas que estivessem prontas, mas eu convencia-os do contrário com a desculpa os queria concentrados no ICTUS e não no Cassiopeia. Desculpa romba que foi exposta quando apareci nesse dia apenas com a primeira cena e a promessa de que o resto surgiria rapidamente. O resto eram ideias e pessoas que estavam na minha cabeça e em algumas folhas soltas. A versão final apareceu a 30 de Abril, um mês depois, com muita influência dos actores e do encenador, que foram contribuindo directa ou indirectamente para o seu desenvolvimento, e com muitas noites a olhar para o abismo.
Cassiopeia foi o texto mais difícil que alguma vez escrevi, não sei se é o melhor, mas foi o mais difícil. No dia em que o acabei senti-me aliviado por me livrar destes três irmãos. Gosto de os ver no palco, nunca gostei de os ter comigo.

CASSIOPEIA
texto| Miguel Graça
encenação| Pedro Caeiro
interpretação| David Esteves| Joana Ribeiro Santos| Vítor Silva Costa

15 a 18 de Maio
Te
atro Taborda 
Rua da Costa do Castelo, 75
1100-178 – Lisboa
Sala Principal

Quinta a Domingo| 21h30
Reservas e informações| 21 885 41 90 | 96 801 52 51
Preços 10€ (normal)| 5€ (estudantes, profissionais do espectáculo e seniores)
M/ 16

Sem comentários:

Enviar um comentário